O que é o Peak Season? 

No frete internacional temos um fenômeno chamado peak season, ele ocorre quando alguns feriados e datas comemorativas impactam a movimentação de cargas no mercado internacional, causando picos na demanda de fretes e com isso são chamados de períodos de peak season. Esse período pode ocasionar dores de cabeça  e gastos extras para os importadores e exportadores que podem ficar com cargas em terra mais tempo do que foi planejado. Mas calma,  há sempre maneiras de minimizar as consequências desses picos pois geralmente eles são previsíveis.

 

E quais estão mais próximos de acontecer?

 

Com a proximidade do final do ano, alguns peak season já são previstos, como por exemplo, o Ano Novo chinês e a proximidade das festas comemorativas do final de ano como Natal e Ano Novo.

Outra dica  importante que deixamos aqui é que se você faz negócios com a China é  imprescindível que você saiba com certa antecedência quais são as datas comemorativas e que podem impactar a logística internacional. Se planejar para evitar prejuízos com o peak season é fundamental.

 

No dia 1º de outubro de 1949 foi fundada a República Popular da China e para comemorar esta data, os chineses celebram por 7 dias, promovendo a segunda maior movimentação de pessoas dentro do país. A data também é conhecida como semana dourada e, em 2020, será celebrada de 1 a 8 de outubro. E esse ano (2020) o feriado deve ser acompanhado com mais atenção pelas empresas. Com a pandemia pudemos notar que a logística internacional também teve os seus contratempos, por exemplo, em agosto, a China enfrentou um pesado congestionamento nos portos do país, devido a fatores como mau tempo e controles do vírus, gerando atraso de liberação alfandegária. O congestionamento começou a diminuir, mas ainda está acima dos níveis dos últimos três anos. Com esse cenário e a aproximação do feriado chinês é importante ter a atenção redobrada e se planejar. 

 

 

– Planeje sua remessa com cuidado para o período anterior e posterior ao feriado.

– Caso você dependa de alguma remessa para abastecer o seu negócio, faça seus pedidos com margem para durar 30 a 40 dias a mais. As fábricas chinesas levam algum tempo para alcançar sua capacidade total.

– Escolha o parceiro certo para evitar frustrações.

 

 

Nesta época do ano, mais do que em qualquer outra, o parceiro ideal é aquele que possui um suporte e serviços diversificados e que pode maximizar suas chances de entender o cenário atual na China e ajudar no planejamento da sua empresa.

 

 

E no modal aéreo ?

 

No aéreo, nesse período de peak season a medição deve ser realizada quando a capacidade de escoamento fica insuficiente nas companhias aéreas. Existem momentos durante o ano onde se pode prever esse aumento:

 

– Ano Novo chinês,

– Final do ano,

– Eventos pontuais de grandes proporções (esportivos, entre outros)

 

Deve-se seguir o mesmo planejamento do modal marítimo, buscando desviar do peak season optando por rotas estratégicas e analisando o histórico de atendimento das companhias aéreas contratadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *