Teoria do Caos e o Comex

Uma análise de causa e efeito na Logística Internacional

Você já parou para refletir a respeito da sincronicidade dos fatos que te cercam?

Já pensou em como uma simples mudança na ordem dos acontecimentos poderia alterar tudo ao nosso redor?

Para falar sobre isso, analisaremos uma das leis que regem o Universo: causa e efeito. Com uma pequena fração de mudança no curso de um evento qualquer, podemos enfrentar consequências absolutamente desconhecidas no futuro.

Essa é a ideia central que versa a Teoria do Caos, que abrange os mais amplos campos de estudo, da matemática a filosofia. A ideia de que todos os eventos que acontecem estão, de alguma maneira, interligados pode parecer assustadora, mas ao analisar os fenômenos que nos cercam, podemos aplicar essa teoria nos eventos mais casuais da vida para notar que essa ideia faz sentido.


Analise essa tabela que aponta as oscilações dos fretes chineses:

Temos sentido uma grande variável nos valores dos fretes provenientes de uma das maiores potências globais. Uma repentina pandemia global atingiu níveis jamais vistos antes, com isso, assistimos todo o Sistema Internacional sofrer com inúmeras consequências. Com as novas variantes do vírus, a China fechou o porto de Yantian após surto de Covid entre funcionários. No último dia 13, o terceiro maior porto do mundo (Ningbo-Zhoushan) também anunciou seu fechamento parcial também em razão de contaminações pelo vírus.   

Além disso, o fechamento do Aeroporto de Shangai causou um aumento abrupto de 20% no valor do frete. Com isso, o transporte aéreo asiático não aceita mais cargas no mês de agosto, os voos estão sendo frequentemente cancelados, o que vem ocasionando um forte problema no que tange as deadlines de entregas de mercadorias e a dificuldade para disponibilizar bookings.  

Onde entra a Teoria do Caos nesses acontecimentos?  

Com os negócios reabrindo e a economia reaquecendo nos últimos meses, a demanda por fretes internacionais aumentou enquanto a oferta de navios e containers segue reduzida. A problemática da Ásia agrava as demais rotas, países como os EUA e outros Estados da América Latina e Europa estão sofrendo diretamente com volatilidade das tarifas. O resultado imediato? Aumento nos preços, atrasos nos envios de cargas e o agravamento do caos que já estamos vivendo no cenário logístico.  

Retomamos então a lei da causa e efeito e a Teoria do Caos, se o simples bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo, a diminuição das malhas de transporte tem consequências catastróficas. Vivendo em um sistema globalizado, ser preditivo faz parte do processo de estar presente no mercado logístico.  

Dessa forma, a Atuali garante eficiência para estar sempre atenta as mudanças mesmo que elas ocorram do outro lado do mundo. 

Atuali Comex - Todos direitos reservados. Site atualizado em 2021.