Confira 6 dicas de como escolher o melhor fornecedor logístico e quais características ele deve ter para garantir o sucesso nas suas exportações e importações

É um grande desafio escolher uma empresa de comércio exterior para cuidar da logística internacional. Embora o objetivo da maioria dos empresários seja
encontrar um fornecedor logístico que ofereça soluções de alta qualidade a um preço competitivo, existem vários outros fatores que devem ser considerados na busca pelo parceiro ideal.

Para garantir uma operação de logística bem-sucedida o primeiro passo é saber que você pode confiar em seu parceiro logístico. Sem o auxílio de uma empresa de comércio exterior de  qualidade, você tem maiores chances de enfrentar situações de risco que podem acarretar prejuízos ou danos à sua
reputação no mercado internacional.

Para garantir que isso não aconteça, é preciso contar com a assistência de uma empresa de comércio exterior que tenha toda a experiência para realizar suas operações de importação e exportação de forma eficiente e segura. Preço baixo não garante a qualidade da entrega. As cotações de frete internacional ficaram mais fáceis de ser realizadas pela grande oferta de fornecedores e os meios tecnológicos e é o primeiro aspecto que deve ser analisado ao se escolher um fornecedor logístico. A palavra BID significa “dar lances” ou ofertar algo, porém analisar apenas custos, nesse leilão, pode ser uma grande armadilha para o contratante.

O baixo custo não garante a qualidade do serviço, e isso é muito sério quando se trata de logística. A escolha errada da empresa que será responsável pelo embarque, além de trazer desgastes e atrasos, pode gerar prejuízos imensuráveis nas operações.

Por esse motivo, antes de decidir um fornecedor logístico, tenha certeza que ele terá excelência no serviço oferecido, e mais do que isso, que transmita confiança.

Mas então quais característica devemos observar ao escolher a empresa de comércio exterior ideal?

Pensando em ajudá-lo a tomar a decisão certa, listamos abaixo algumas dicas que você deve seguir ao procurar um parceiro logístico para cuidar dos seus processos de importação e exportação. Confira!

1) Verifique se a empresa oferece soluções de logística integrada
2) Confira se a empresa tem uma forte rede de parceiros globais
3) Procure saber se a empresa oferece a infraestrutura ideal para representar sua carga onde você precisa
4) Certifique-se de que a empresa possui estabilidade financeira
5) Analise a qualidade do atendimento da empresa
6) Veja o portfólio de operações da empresa e busque referências externas

Existem outros pontos que podemos ressaltar antes de realizar a operação, e nós sabemos é difícil mensurar se a empresa é de confiança. Para não existir dificuldades posteriores, busque por recomendações, solicite referências da empresa, e examine, se o possível fornecedor, possui certificação OEA, isso garantirá que as operações da empresa são idôneas perante a Receita Federal.

Outros pontos que são importantes para uma empresa de comércio exterior:
– A Maturidade da empresa e o quão ela caminha ao lado de tecnologia e inovação;
– Se ela tem capacidade de atender as particularidades do embarque e a capacidade de considerar cada embarque como único.
– Transparência. Todas as informações devem ser claras e precisas entre fornecedor e a empresa contratante. Para tentar prever como se dará essa comunicação, busque entender quais são os procedimentos adotados pelo possível fornecedor.

Agora é com você! Já sabe como escolher um fornecedor logístico?

Atuali Comex - Todos direitos reservados. Site atualizado em 2021.