O GRI é a sigla para o termo em inglês General Rate Increase, que em português é o Aumento Geral de Tarifa.  É um aumento geral de tarifa (ajuste) aplicado sobre o valor do frete internacional pelas companhias de navegação/armadores para determinadas rotas, geralmente isso ocorre pelo resultado do aumento de demanda.

O GRI é o valor médio pelo qual as companhias de transportes aumentam suas tarifas aplicadas às taxas base e elas ocorrem com maior frequência durante a alta temporada, o que pode ocasionar em aumentos consideráveis em custos de embarque principalmente em grandes volumes de cargas. 

O frete marítimo internacional acaba sendo um mercado extremamente competitivo, em que as companhias marítimas competem umas com as outras pelos melhores preços e rotas. Quando uma companhia decide diminuir seus preços para oferecer uma opção mais atrativa, outras companhias seguem o exemplo. Desta forma isso se torna uma tendência que continua até chegar ao limite e nesse momento as demandas aumentam e faz com que as companhias marítimas se recuperem através de um aumento de preços. É quando um GRI entra.

O exportador ou importador não tem como evitar o GRI,  o que pode até inviabilizar uma operação comercial, pois quando entra em vigor, afeta cargas que ainda não foram embarcadas em um navio, independente de quando o Booking ou reserva do navio foi registrada. Por isso é importante contar com uma assessoria especializada e  experiente na área de frete internacional, pois sempre há medidas que podem ser tomadas para minimizar o impacto deste ajuste. Uma delas é planejar os embarques com antecedência e informar seu agente de carga a data ou o prazo que necessita a carga no país de destino, o que facilitará a identificar o melhor momento para realizar o embarque, evitando assim um aumento inesperado no valor do frete.

Outra dica valiosa é se você tiver datas flexíveis para o embarque, acompanhe o mercado de frete internacional para evitar coincidir com uma GRI; 

Existem outras formas de você minimizar os impactos do GRI em seu frete internacional. Você pode entrar em contato com o time de especialistas da Atuali e ver qual a melhor solução para seu frete internacional. 

Clique aqui e consulte nosso especialista em frete internacional.
https://atualicomex.com.br/#contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *