Acabou o Ano Novo Chinês e agora?

Na última semana você ouviu falar muito de Ano Novo chinês e como ele impactaria sua logística internacional. Mas agora que ele passou, como fica a logística no comércio exterior?

Brasil e China são países com uma importante relação de comércio exterior, mas suas diferenças culturais e distância geográfica exigem atenção para que determinadas datas não atrapalhem essa relação.

O Ano Novo chinês exige muito planejamento para que não afete a logística aqui no Brasil, pois durante as comemorações, costuma-se tirar uma semana de folga do trabalho e as linhas de produção param. Muitos empresários brasileiros já sabem desse importante feriado e antecipam as suas compras, gerando um forte aumento de demanda nas fábricas chinesas, com a preocupação de que suas importações cheguem a tempo.

Por outro lado, os armadores costumam aproveitar essas datas para promover os “blank sailings”, quando há o cancelamento da viagem do navio, ocasionando uma diminuição na oferta e inflacionando os valores do frete logo após o feriado. Muitas vezes, o armador pode promover mais de uma “blank sailing” por semana. Isso faz com que haja um acúmulo de carga na origem, que não conseguem ser embarcadas antes do feriado começar, o que faz o preço do frete subir obrigatoriamente. 

Mas agora que passou temos outras preocupações como a Ômicron, pois com o aumento exponencial de casos de Covid, há uma tensão em todo o mercado global. O medo de novos lockdowns levaram várias empresas a adiantarem as compras para não ficarem sem estoque, principalmente após o Ano Novo Chinês.

Empresas de diversos setores e economistas que acompanham o avanço da variante Ômicron já dão como certo que uma nova rodada de impacto na cadeia global de suprimentos que será sentida no Brasil e em outros países.

Ainda é difícil mensurar a magnitude, mas diante do fechamento de fábricas em várias partes do mundo, pela contaminação de funcionários pela Ômicron ou gripe e o aumento dos preços de insumos, as empresas já reveem sua estratégia para este ano. A saída tem sido antecipar compras para reforçar estoques ou revisar planos.. Os gestores lembram que o fornecimento de insumos e matérias-primas não foi totalmente normalizado e que os efeitos práticos disso podem ser novos aumentos de preços ou escassez de produtos.

Para o feriado Chinês já é considerado o efeito peak season e com esse receio do mercado global isso pode adiantar novamente esse efeito que era esperado somente para maio.

Mas o que fazer nesse momento?

Trouxemos 3 dicas para fazer um bom planejamento de logística antes de fazer a sua importação. 

  1. Manter se atualizado

Ter consciência de como está o mercado é crucial para os períodos de peak season. É importante saber a capacidade para que organizarem seus embarques com antecedência.

  2. Formule planos de ações

Para conseguirem cumprir os prazos de entrega é fundamental que tenha um plano pré-traçado e discutir com seu parceiro as melhores rotas e possíveis alternativas.

  3.Conte com o parceiro certo

A transparência de uma parceria é a peça principal para que ela seja de sucesso. Nesses momentos estar atualizado e contar com especialistas é fundamental. Decisões como abrir ou não mão do seguro, dividir sua carga em diversos contêineres, evitar transbordos e ter o conhecimento sobre possíveis taxas extras faz toda a diferença.

Lembre-se que a peak season traz desafios para todos os envolvidos na logística internacional. Com fatores como capacidade reduzida, diferentes mudanças nas regulamentações, taxas flutuantes e mudanças pós-pandêmicas, os clientes hoje estão dependendo fortemente dos agentes de carga para superar os tempos difíceis.

E você, está pronto para a peak season?

Confira abaixo as datas comemorativas e feriados importantes na China e no mundo em 2022: 

1 de Janeiro: Ano Novo

31 de janeiro a 6 de fevereiro: Ano Novo Chinês 

3 a 5 de Abril: Qingming

1 a 5 de Maio: Dia do Trabalho

3 a 5 de Junho: Festival do Barco-Dragão (Dragon Boat Festival)

Julho: Férias no Brasil

Agosto: Férias na Europa

1 a 7 de Outubro: Dia Nacional da China (Golden Week)

24 de Novembro: Dia de Ação de Graças (Thanksgiving)

Dezembro: Férias no Brasil

25 de Dezembro: Natal 

Deixe uma resposta